Como ter uma rotina organizada?

No dia a dia temos tantas demandas que às vezes gostaríamos que o dia tivesse mais horas e manter uma rotina organizada pode te ajudar com isso.

Confira algumas maneiras de manter uma rotina organizada:

ANOTE SUAS TAREFAS

Acredito que o primeiro passo para ter uma rotina organizada é anotar suas tarefas e compromissos em algum lugar.

Aqui no blog falo bastante sobre bullet journal e, para mim, é a melhor maneira de me organizar. Leia sobre a diferença entre agenda, planner e bullet journal clicando aqui e encontre a melhor opção para você.

Anotar as tarefas e os compromissos que você tem no dia pode parecer desnecessário para muita gente, mas não é. Não podemos confiar que lembraremos de absolutamente tudo o que temos para fazer. Sem contar que ficar pensando em todas as tarefas o tempo inteiro pode gerar uma ansiedade desnecessária.

Existem algumas tarefas que preciso fazer toda semana, então no domingo ou na segunda de manhã eu já anoto tudo nos dias que preciso realizar. Conforme o dia vai passando eu vou adicionando as tarefas em cada dia.

Leia também: Bullet journal: set up de maio

Leia também: Bullet journal: set up de junho e planejamento semanal

Leia também: Bullet journal: set up de agosto e planejamento semanal

ESTABELEÇA PRIORIDADES

Depois de anotar todas as suas tarefas do dia, uma boa dica é organizá-las por ordem de prioridade. Ou seja, primeiro você faz as tarefas urgentes daquele dia e depois vai para as outras. Assim você consegue finalizar suas tarefas de acordo com a prioridade e urgência.

LISTA DE METAS

Criar uma lista de metas é muito importante para conseguirmos realizar os nossos sonhos. Podemos pensar em desejos que queremos realizar a curto, médio e longo prazo para nos organizarmos melhor.

É sempre importante revisitar essa lista e implementar alguns passos em nossa rotina diária. Pense em tudo o que você precisa fazer para realizar cada sonho e separe em tarefas para ser feita ao longo dos dias, meses e talvez até anos.

MELHORES HORÁRIOS

Todos nós temos alguns períodos no dia em que sabemos que conseguimos resolver coisas e em outros que somos mais produtivos. Analise quais momentos do dia você produz mais ou que você conseguirá resolver coisas importantes, por exemplo.

Depois de saber quais os seus melhores horários, planeje suas tarefas de acordo com eles. Assim você evita perder tempo tentando fazer algo que você sabe que não conseguirá completar naquele momento.

DURMA BEM

Sei que vai parecer clichê, mas é verdade. É inútil você colocar em prática todos os itens anteriores se você não tem uma boa noite de sono.

É importante você saber quantas horas você precisa para se sentir descansado. Uma pessoa adulta, normalmente, precisa dormir de 7h a 9h por dia, porém pode variar.

Algumas coisas podem te ajudar a ter uma melhor noite de sono:

  • Ficar longe de telas (celular, computador, etc) pelo menos uma hora antes de ir dormir;
  • Ler um livro;
  • Tomar um chá (eu gosto de tomar chá de camomila antes de dormir);

Tendo uma boa noite de sono, você acordará descansado e, com certeza, seu dia será mais produtivo.

Eu sempre tento colocar em prática essas dicas no meu dia a dia. Espero que te ajude!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: