3 coisas para fazer todo mês para manter a organização

Acredito que a produtividade anda junto com a organização e consigo perceber isso no meu dia a dia. Todo mês podemos fazer algumas coisas para nos manter organizados e, com isso ajudar na nossa produtividade.

Seguem três ideias do que fazer todo mês para manter a organização:

1- Preencha sua agenda ou calendário

Agenda, planner ou bullet journal deveriam ser os melhores amigos de todo mundo. Não podemos contar somente com a nossa memória para lembrar de tudo o que temos para fazer.

Anotar em algum lugar aniversários, tarefas do dia ou até quando aquele boleto precisa ser pago ajuda muito a nos organizar melhor e, também, nos dá o alívio de não esquecer nada.

Algumas ferramentas podem nos ajudar com essa tarefa. Há um tempo escrevi um texto aqui para o blog explicando as diferenças entre agenda, planner e bullet journal e espero que te ajude a encontrar a melhor opção para você.

Ano passado comecei o meu bullet journal e continuo gostando bastante desse método. Há várias inspirações por aí e aqui no blog postei algumas ideias de set up também.

Set up de abril

Set up de maio

Set up de junho + planejamento semanal

O ideal é anotar essas tarefas por semana, mas também pode ser feito mensalmente. Uma ideia é criar uma página de notas gerais para cada mês e escrever o que você precisa fazer, mas ainda não sabe a data específica. Depois você pode sempre revisitar essa página e organizar por semana o que você precisa fazer.

2- Organize sua vida

Organizar a vida é bem amplo e envolve vários aspectos.

Comece organizando de forma física: limpe e organize sua mesa de trabalho, organize gavetas e estantes, organize seu guarda-roupa, carteira, bolsas, etc. Uma ótima coisa a se fazer é doar ou vender o que você não usa mais.

Depois organize o seu espaço digital. Veja no seu computador e celular o que você não usa mais e apague. Não sei como, mas sempre tem algumas coisas que deixamos salvas e que simplesmente não precisamos. Por isso apague coisas que não são importantes e assim você consegue mais espaço para o que é necessário.

Eu tenho um HD externo e salvo nele coisas importantes que preciso. Existem várias opções de armazenamento para salvar o que é necessário, escolha a melhor opção para você.

Outra coisa importante para organizar no digital é o seu email. Apague os spams e outros emails que não são necessários e uma dica é criar pastas para emails importantes que ainda precisam ficar salvos.

Por último, organize sua mente. Sinto que os meus hábitos estão conectados com a minha saúde mental, por isso sempre presto atenção no que me faz bem e o que não. Podem ser hábitos como beber mais água, cuidar da pele ou fazer exercícios.

Criei uma página no bullet journal para acompanhar meu hábitos e todo mês eu vejo o total do que consegui fazer, o que não consegui, o que quero fazer e o que não também.

Outra coisa que tem me ajudado bastante a organizar a minha mente é escrever no meu diário (também tem post sobre isso aqui no blog, clique aqui para ler). Lá eu escrevo sobre absolutamente tudo o que estou pensando, sentindo ou planejando fazer. Todo mês eu releio o que escrevi e isso tem me ajudado a ter mais clareza sobre alguns assuntos.

Outra forma de organizar a mente é a meditação. Todos os dias logo quando acordo eu medito por alguns minutos. Esse tempo em silêncio e observando minha respiração é ótimo para começar bem o dia. Se você não tem o hábito de meditar, organize o seu mês para que você consiga meditar alguns minutos por semana e depois você pode tentar diariamente.

3- Crie objetivos para o mês

Todo fim de mês tente refletir sobre como foi o mês que passou e pense sobre o que você quer focar no próximo.

Talvez você perceba que é melhor focar no seu trabalho ou na sua vida pessoal ou até na sua saúde. É importante buscar o equilíbrio entre todos os aspectos da nossa vida.

Sabendo qual será o foco do mês é mais fácil para você organizar sua rotina. Por exemplo: se o foco do mês será fazer exercícios físicos, esse objetivo te norteará sobre quando colocar na sua agenda essa tarefa.

Dependendo de qual for o seu foco é interessante acompanhar de alguma forma, seja marcando no calendário ou escrevendo junto com as suas tarefas do dia. Vendo o seu progresso é mais fácil de seguir esse objetivo e também vai te motivar a continuar.

Essas são algumas ideias do que você pode fazer todo fim do mês para manter a organização. Você já faz alguma delas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: