Por que eu decidi me tornar vegetariana?

Há dois anos eu decidi me tornar vegetariana – ovolactovegetariana para usar o termo correto – e foi uma das melhores decisões que fiz na minha vida.

Desde pequena sempre tive muito amor pelos animais, porém cresci vendo todos ao meu redor consumindo carne e, naquela época eu não tinha acesso a outras realidades, então para mim era normal. Conforme fui crescendo eu tive contato com pessoas diferentes e com hábitos diferentes.

Percebi que muitas pessoas não consumiam carne e comecei a me interessar pelo assunto. Algumas amigas conversaram comigo sobre isso e até me apresentaram a um restaurante vegetariano em São Paulo. Naquele dia eu fiquei completamente apaixonada pelo sabor da comida e percebi que não precisava comer animais para comer bem e ser saudável.

Eu somente comia carne de gado, frango e peixes, porque até então eu não tinha problemas com o gosto. O restante das carnes eu não gostava e já não consumia há tempos. Em 2018 eu já havia diminuído bastante o meu consumo de carne e estava pensando em parar totalmente. Bem no início de 2019 eu comi um bife que me fez muito mal e decidi parar de comer carne vermelha. Somente comia frango e peixe por um tempo e eu ficava muito mal por continuar comendo animais. Até que em maio de 2019 eu decidi parar totalmente de consumir carnes.

Lembro que pensei em parar por um tempo só para ver como eu me sentia e, se eu quisesse voltar a consumir animais eu poderia voltar a qualquer momento. Porém eu me acostumei e até hoje não voltei a comer carnes e derivados.

O maior motivo que me fez parar realmente foi pensar na crueldade que esses animais sofrem. A maioria dos animais é criado somente com esse propósito e me deixava muito mal pensar nisso.

O segundo motivo foi quando eu descobri que consumir animais polui MUITO o ambiente. Se você deixar de comer carne por apenas um dia você ajuda a poupar 14kg de COs emitidos e 3.400 litros de água, aproximadamente. Essa criação desenfreada de animais incentiva o desmatamento e isso gera muitos impactos ao planeta.

Além disso, muita gente consome animais pelos nutrientes que eles oferecem, mas a maioria dos animais é criado em espaços minúsculos e até em cativeiros. Isso não garante que esses animais tenham realmente os nutrientes.

Esses são os motivos que me fizeram repensar meus hábitos alimentares. Se você quer ajudar de alguma forma, você pode aderir ao movimento Segunda Sem Carne e deixar os animais fora do seu prato por um dia na semana. Isso já ajuda bastante!

Um comentário em “Por que eu decidi me tornar vegetariana?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: