Bullet journal: set up de abril

No YouTube existe uma infinidade de vídeos em que as pessoas mostram o processo de fazer os bullet journals e estou amando. Por isso resolvi mostrar o meu para o mês de abril aqui no blog.

Antes de tudo gostaria de dizer que eu uso um caderninho com linhas como meu bullet journal, porque é a primeira vez que realmente levo à sério. E por isso não queria gastar dinheiro com outro antes de ter certeza se gostaria de continuar e por isso usei o que já tinha aqui em casa.

Assim que esse acabar eu pretendo comprar outro caderno que seja pontilhado e que a folha seja mais grossa. Esse que uso atualmente tem as folhas mais finas e às vezes acaba passando a tinta das canetas e está começando a me incomodar um pouquinho.

Comecei esse bullet journal no final do ano passado e cada mês eu testo um set up um pouquinho diferente. O legal do bullet journal é justamente isso: testar! Se você viu alguma página é só fazer. Se der certo você pode manter, mas se não é só ignorar na próxima vez.

Para a primeira página do mês eu gosto de escrever o nome daquele mês e o calendário mensal. Esse calendário eu só uso para verificação ao longo do mês. E sempre nessa primeira página eu colo um pedacinho de fita colorida (washi tape) para saber onde está o começo de cada mês.

A próxima página é de séries e filmes que assisti naquele mês. Eu acho que é uma ótima forma de relembrar o que vi em cada mês. Para os filmes, geralmente, eu coloco por data e as séries eu só escrevo quando finalizei uma temporada naquele mês.

As próximas duas páginas são de hábitos. Escolhi alguns hábitos que me fazem bem e pretendo continuar. Essa página me ajuda a manter uma certa consistência, mas eu não me obrigo a fazer nada. Se algum dia eu não fizer alguma dessas coisas está tudo bem.

As próximas páginas são de gratidão. Cada dia eu tento escrever uma coisa pela qual sou grata. Mesmo que às vezes não pareça, tem muita coisa nos nossos dias que podemos ser gratos. Praticar gratidão tem me ajudado muito a manter um pensamento positivo (pelo menos um pouquinho).

A próxima página eu dividi em duas: wishlist e focus. Na parte de wishlist eu escrevo uma coisa que quero comprar naquele mês e assim consigo manter meu foco para não gastar dinheiro com outras coisas. Na parte de focus eu escrevo algumas coisas para focar no mês e podem ser pessoais ou do trabalho.

Na página ao lado eu faço uma planilha de finanças para controlar as contas que preciso pagar ao longo do mês. A primeira coluna é o vencimento, depois do que é aquela conta e na última coluna o valor. Conforme eu vou pagando, eu pinto com um lápis colorido a linha correspondente. Depois que pagar todas as contas eu somo e coloco o total lá embaixo para eu ter uma noção de quanto gastei com isso. Essa página tem me ajudado bastante a pagar tudo no dia certo e não pagar juros ou multa. Porém não sei se vou continuar com ela nos próximos meses, porque estou testando uma planilha de um curso que fiz e talvez eu fique só com a outra planilha.

Enfim, essas são as páginas que estou fazendo todos os meses. Depois dessas vem as de planejamento semanal e posso mostrar em outro post como eu faço, se quiserem.

Espero que esse post te inspire. Até o próximo post. Beijos!

2 comentários em “Bullet journal: set up de abril

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: