Qual a diferença entre agenda, planner e bullet journal?

Cada vez mais estou me interessando por assuntos de organização e produtividade. E não estou sozinha nessa: muita gente também está procurando maneiras de se organizar melhor.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar na organização e com isso facilitar a rotina do dia a dia. Há alguns sites que você pode fazer o seu planejamento online, porém nem todo mundo se adapta ou talvez prefiram escrever no papel mesmo.

Podemos dizer que existem três formas para registrar o dia a dia: agenda, planner e bullet journal. Cada um tem um propósito e vou te explicar a diferença de cada um.

Agenda: geralmente, a agenda já vem com um modelo pronto e é só você anotar as suas tarefas ou compromissos.

Planner: virou o queridinho há um tempo e o planner vai um pouco além da agenda. O planner costuma ser um pouco maior que as agendas, já que conta com organização mensal, semanal, diária, controle financeiro, lista de desejos, filmes, livros, projetos, etc. Parece uma agenda, mas é um pouco mais incrementada e com mais informações.

Bullet journal: também conhecido pelo seu apelido carinhoso Bujo, o bullet journal é um caderno mais estiloso que você pode usar muito a sua criatividade. Geralmente, são usados cadernos pontilhados e assim, as informações ficam livres e você se organiza da melhor forma. Journal significa diário em inglês e no bullet journal você cria uma espécie de diário organizado.

Existem inúmeros vídeos no Youtube e pins no Pinterest sobre o assunto, inclusive tenho uma pasta só com pins sobre bullet journal (clica aqui para ver). E é muito comum usar carimbos, adesivos, canetas coloridas, recortes de papeis, fotografias, entre outros materiais. Você mesmo faz todas as marcações e divisões, então você cria o bujo da forma como você quiser. Alguns dos tópicos mais utilizados são: calendário de aniversários e outros eventos importantes, lista de tarefas, hábitos, livros, filmes, lista de desejos, organização de rotina de estudo ou trabalho, alimentação e você pode até planejar o seu futuro lá.

Essas são as principais diferenças entre agenda, planner e bullet journal. Em 2020 criei meu bullet journal e continuo usando esse método até hoje. Você já usa algum desses para se organizar? Se não, gostaria de tentar algum? Qual?

3 comentários em “Qual a diferença entre agenda, planner e bullet journal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: