Como criar um bom ano?

Acredito muito que inícios de ciclos tem uma energia poderosa. Dá uma vontade de realmente querer fazer algo diferente, de inovar, de mudar algo. O início de um novo ciclo pode ser a qualquer momento na sua vida, basta você determinar que seja um novo ciclo e realmente criar esse novo ciclo.

Início de ano sempre acho muito propício para começar algo novo. 2020 acabou mudando minha percepção para várias questões da minha vida pessoal e de como enxergo a sociedade também.

Mas, obviamente, não consigo mudar o mundo sozinha. E por isso mantenho meu foco no que eu posso: a minha vida. E para isso pensei em algumas coisas que podemos fazer para iniciar esse novo ano e fazer dele um bom ano, apesar de tudo o que está acontecendo.

Palavra(s) do novo ciclo

Uma das primeiras coisas que penso ao iniciar um novo ciclo é: qual a palavra ou conjunto de palavras que definem o que quero com esse novo momento da minha vida?

Pode ser um sentimento ou algo que você queira trazer à sua vida. Calma, tranquilidade, liberdade, crescimento ou riqueza, por exemplo.

Existem muitas opções e depende muito do que você sente em relação a essa palavra. Porque riqueza, por exemplo, pode significar várias coisas dependendo da pessoa e não necessariamente somente dinheiro.

Uma ideia é você pensar em uma palavra a cada três ou seis meses. Não precisa ser necessariamente somente uma palavra para o ano todo.

Escolha um hábito

Para fazer da sua(s) palavra(s) do ano realidade talvez você precisa mudar ou ajustar algumas coisas, incluindo hábitos. Já falei aqui no blog sobre como criar um novo hábito e você pode ler aqui.

Dependendo da sua palavra escolhida é fácil você identificar o que você precisa fazer para alcançar o que você deseja para o ano. Mas, talvez, não seja tão fácil assim.

E nesse momento você precisa entender o significado da palavra para você e pensar em maneiras de realizar esse seu desejo para o ano.

Então, por exemplo: se a sua palavra do ano é auto-cuidado, uma das opções de você alcançar isso talvez seja através da meditação, ajuda psicológica, passar mais tempo na natureza ou qualquer outra coisa que signifique auto-cuidado para você.

Criar um quadro de visualização (vision board)

Uso o Pinterest há um bom tempo e acabei percebendo que algumas das minhas pastas são verdadeiros vision boards.

Mas, afinal, o que é um vision board? Como o próprio nome diz é um quadro de visões/visualizações. Muitas pessoas criam um quadro físico e outras preferem online. Eu uso o Pinterest, porque é bem mais fácil e prático.

Basicamente você coloca nesse “quadro” tudo aquilo que você deseja para a sua vida e deixa em um lugar que você sempre vê. Você pode salvar em uma pasta no Pinterest, por exemplo, e todos os dias ir lá olhar ou você pode criar o quadro físico em algum lugar da sua casa e ver essas imagens todos os dias.

Quando criamos esse vision board, nossa atenção fica focada nisso. Então automaticamente nosso cérebro passa a enxergar oportunidades de realizar aquilo que você vê todos os dias.

Por exemplo: se eu colocar uma imagem de uma pessoa meditando, automaticamente meu cérebro vai me lembrar de meditar, porque esse é um dos meus objetivos.

Claro que tudo o que você colocar lá não vai aparecer magicamente na sua vida, mas é um bom estímulo para você alcançar o que deseja.

Crie uma lista de experiências

Muitas vezes vamos vivendo a vida e quando nos damos conta mais um ano acabou e deixamos de viver coisas que gostaríamos.

Por isso é legal criar uma lista de experiências que você quer ter ou sentir durante o ano.

Às vezes acabamos fazendo as mesmas coisas de sempre que ficam na nossa zona de conforto quando poderíamos experimentar coisas novas e nos divertirmos de outra forma.

Existem várias formas de fazer coisas diferentes e legais dentro de casa também. Pense no que você quer viver nesse ano e quais memórias você quer criar.

Dia das coisas favoritas

Todos os nossos dias têm algo de especial pelo simples fato de estarmos vivos e por que não reservar um dia na semana, a cada 15 dias ou a cada mês para fazer tudo o que gostamos?

Reserve um dia na sua rotina e faça tudo o que você gosta, coma todas as comidas que você ama, assista os seus filmes favoritos ou ouça aquele álbum que você adora.

Dias assim também podem ser feitos para alguém especial na sua vida. Claro que por enquanto ainda está bem complicado de planejar um dia assim com outras pessoas, mas tente fazer primeiro para você mesmo e depois planeje com mais gente.

Essas são as quatro coisas que pensei que todos nós podemos fazer para criar um bom ano. Claro que nem todos os dias serão bons, mas lembre-se de que é apenas um dia. Não se cobre tanto, mas tente fazer de 2021 um bom ano para você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: