Planejar ou não?

Mais um ano começando e esse é um momento que sempre paro para refletir sobre o que quero alcançar nesse ano. Claro que nem tudo sai conforme o planejado, mas acho importante ter um guia para o ano.

Sei que esse ano ainda estamos no meio de uma pandemia e planejar algo parece ser impossível, mas não é bem assim.

Obviamente não vou planejar uma viagem para o mês que vem, porque isso só me frustaria sabendo que não vou realizar. Porém existem outros objetivos em nossas vidas que não só podem como devem ser planejados.

Pense em coisas que você quer realizar daqui um, cinco ou dez anos. Você precisa se planejar para isso, certo?

Planejar é respeitar o seu tempo. Se você marca algum compromisso com alguém e a pessoa atrasa duas horas ou nem aparece, você acharia ruim. Então por que muitas vezes desrespeitamos nosso tempo com nós mesmos adiando nossas metas?

É importante ter em mente que nossos sonhos e objetivos são importantes e ninguém vai realizá-los por nós. Então por isso precisamos de planejamento.

A primeira coisa a se ter em mente é de que não adianta só pensar nos objetivos. Precisamos pensar, anotar e elaborar planos de ação.

Uma boa ideia é separar os planejamentos em curto, médio e longo prazo para conseguirmos visualizar nossa evolução e alterar ou repensar algumas coisas que talvez sejam necessárias.

No longo prazo ficam os seus sonhos que agora são os seus objetivos. Médio prazo são os caminhos que devem ser tomados, as mudanças que precisam ser feitas que vão gerar mais resultados. E no curto prazo são as coisas que você pode fazer hoje, nessa semana ou nesse mês para evoluir nos seus objetivos.

Muitas pessoas nem começam a planejar, porque um ano passa muito rápido e cinco anos demorarão para chegar. Bem, esse ano vai passar e os cinco anos que pareciam estar tão distantes logo chegarão. E daqui cinco anos você desejaria voltar no tempo e começar a planejar seus objetivos nesse ano.

Pense nos seus sonhos e vá traçando o que precisa ser feito de acordo com os prazos. E não existe planejamento perfeito, não tá? Se algo der errado ou você mudar de ideia: replaneje!

Sempre tenha em mente que o longo prazo vai chegar. Mesmo se o seu objetivo for para daqui dez anos, esse dia vai chegar e espero que com ele a realização dos seus sonhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: