10 coisas que eu gostaria de saber quando ainda estava na escola

Já tem alguns anos que me formei no Ensino Médio e saí, oficialmente, da escola. E quando olho para trás percebo que gostaria de ter aprendido outras coisas que na época não percebi que eram fundamentais.

Se eu tivesse uma máquina do tempo e pudesse voltar para os anos em que eu estava na escola eu diria o seguinte:

Você não é menos inteligente só porque não entende exatas

Durante boa parte dos meus anos escolares, algumas pessoas me faziam acreditar que eu não era tão inteligente assim, porque afinal eu não entendia matemática, química e física. Demorei para perceber que eu só não tinha aptidão para essas disciplinas, mas em contrapartida matérias de humanas, linguagens e artes quase me faziam chorar de emoção. Eu não era menos inteligente do que os outros por não entender e nem gostar de exatas.

Acredite mais em você mesma

Não sei exatamente de onde surgiu, mas cresci sendo uma pessoa muito insegura e isso afetou drasticamente a minha vida. Hoje melhorei bastante nessa questão, mas se tivesse acreditado mais em mim mesma antes teria me poupado muita coisa.

Você não é igual a todo mundo e nem deveria

Sabe aquele frase que toda mãe fala “mas você não é todo mundo”. Então. É verdade. Só que na minha cabeça não era bem assim. Se eu soubesse disso antes tanta coisa teria sido diferente e não tem como mudar o passado, então segue o baile.

Dê mais valor às coisas que você ama fazer

Desde que me lembro sempre gostei de escrever, desenhar, pintar, dançar, cantar e acabei deixando de lado por um tempo. Além de hobbies, eram coisas importantes e muitas vezes eu não as encarava desse jeito.

Acredite mais nos seus sonhos

Sempre amei sonhar e fazer planos, mas sabe como é né. Eu tinha um sonho e o tempo passava e acaba não realizando. Até que um grande sonho aconteceu meio sem querer e percebi que eu poderia sim realizar todos os meus sonhos.

Não dê ouvidos às opiniões alheias

Aprendi a ignorar “opiniões” de pessoas que não me ajudariam em nada no Ensino Médio, mas antes disso foi bem difícil. Crescer em uma cidade pequena onde muita gente acha que sabe mais da sua vida do que você mesma não ajudou muito, mas percebi que pouco importa se as pessoas tem opiniões sobre mim.

Pense mais no presente

Como falei acima sempre gostei de sonhar e de fazer planos o que me afastava um pouco do presente. É importante sim pensar no futuro, porque um dia ele chega. Mas não tanto, né? Fazia planos mirabolantes e gastava uma energia mental gigante em coisas que estavam há anos de distância e não tinha motivos para me preocupar naquela época.

Nem todo mundo vai gostar de você

Desde pequena percebia que nem todas as pessoas gostavam de mim, assim como eu não gostava de algumas pessoas também. Por infinitos motivos, sempre vai ter alguém que a gente prefere ficar meio distante e está tudo bem. Mas quando eu estava na escola isso me frustava bastante e gostaria de ter entendido mais cedo que a vida tem dessas mesmo.

Ninguém é obrigado a fazer exatamente as mesmas coisas que os amigos

Tive alguns círculos de amizades diferentes ao longo dos meus anos escolares. E quando eu era bem mais nova, achava que precisava fazer as mesmas coisas que os meus amigos. Logo depois, convivendo com pessoas um pouco mais diferentes, percebi que eu não precisava fazer as mesmas coisas que eles.

Tudo bem querer ficar sozinha às vezes

Desde muito nova lembro que gostava de ficar sozinha no meu quarto fazendo as coisas que eu gostava de fazer. Mas sempre ficava pensando que talvez fosse meio estranho quando, na realidade, estava tudo bem eu querer ficar sozinha às vezes. Inclusive, hoje reconheço que isso me ajudou a criar independência mais facilmente.

Se eu soubesse dessas coisas antes, algumas coisas teriam sido bem diferentes. Entendo que não adianta pensar muito sobre isso, porque não dá para voltar no tempo.

Além de que se eu soubesse de tudo isso antes, eu não seria a pessoa que me tornei hoje, né?

Mas e você? Tem alguma coisa que gostaria de ter aprendido quando ainda estava na escola?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: