Como realizar todos os seus objetivos?

Fim do ano chegando e muitas pessoas pensam nas coisas que querem fazer no próximo ano. O encerramento de um ciclo e o início de outro nos motiva a mudar algumas coisas em nosso estilo de vida.

Muitas pessoas criam listas de objetivos que querem realizar no próximo ano. Mas já aconteceu de você lembrar dessa lista somente lá na metade do ano ou até mesmo quase no final do ano? E aí você olha para aquela quantidade de coisas que você queria fazer e percebe que não fez muitas das coisas que tinha pensado?

Eu sei que depois de se dar conta disso nos sentimos mal, porque eu mesma já fiz isso várias vezes. E saiba que está tudo bem. É importante entender que o seu passado não define quem você é ou onde você quer chegar. Deixe os julgamentos sobre você mesmo irem embora e perceba que você pode mudar isso.

Acredito que um dos erros que eu cometia, e talvez você também, era criar a lista no início do ano e pronto. Aí o que acontecia era que a minha lista tinha uns 30 objetivos (ou mais) e eu acabava ficando desanimada, porque eu não me organizava direito.

Até que me dei conta de que eu estava fazendo tudo errado. Você já parou para pensar que talvez seja melhor se planejássemos nossos objetivos mais vezes ao longo do ano e assim realmente conseguir realizar todas essas coisas? Assim é bem mais fácil de manter a disciplina para conquistar os objetivos!

A verdade é que há várias formas de pensar em planejar sua vida. O planejamento pode ser feito de seis em seis meses, trimestral, a cada dois meses ou mensalmente.

Depois de estabelecer qual a melhor forma de planejamento para você é bom reservar um tempo somente para organizar e planejar. Foque nessa tarefa primeiro e depois pense nas outras coisas do dia.

Antes de sair marcando coisas em calendário ou lista de tarefas é importante tentar refletir sobre os seus objetivos passados: o que você realizou e o que não?

Mesmo que tenha sido aquela lista gigante com coisas que você nem começou direito. Pense nisso e saiba que está tudo bem se você não fez nada daquela lista ou se fez poucas coisas. Veja isso como um aprendizado e tente melhorar a partir de agora.

Depois de perceber o que deu certo e o que não, pense nas coisas importantes a serem feitas nos próximos dias ou meses em que você está planejando.

Marque elas na sua agenda para que você não esqueça e tente encontrar maneiras de realizar isso. Você quer iniciar um projeto? Ótimo, pense em maneiras de começar. Pequenos passos diários são importantes.

Uma coisa que pode mudar a sua forma de encarar seus objetivos é colocar intenção no que você quer realizar. Pense na sua tarefa, no horário em que você vai realizá-la e o local.

Por exemplo: o objetivo é escrever um livro. Então pense que você vai escrever todos os dias às 17h na mesa do escritório e anote isso na sua agenda ou planner.

Quando você estabelece uma meta dessa forma é mais fácil de mantê-la e realmente realizar. Mas isso é bem mais fácil quando é apenas um objetivo. Por isso tenha calma e tente realizar uma coisa de cada vez.

Tem um objetivo enorme e parece impossível? Tenha em mente que não é impossível. Primeiro pense em todas as coisas que você precisa fazer para alcançar esse objetivo e distribua essas pequenas tarefas no dia a dia até o prazo final estabelecido.

É importante criar prazos para seus projetos e objetivos, mesmo que seja algo pessoal e que, talvez, ninguém vá saber. Quando colocamos um prazo em uma atividade temos a tendência de fazer mais e melhor.

Além do planejamento mensal, uma coisa que tenho feito e tem me ajudado muito é planejar semanalmente. Geralmente, organizo minha semana no domingo e você pode fazer isso no dia que sentir mais confortável para fazer.

Eu sei que quando chega o domingo é hora de planejar a próxima semana. Pego meu planner e escrevo em cada um dos dias as coisas que preciso fazer e assim quando chega a segunda-feira eu sei o que preciso fazer naquela semana e em cada dia exatamente.

Outra coisa que tenho feito e talvez possa te ajudar é rastrear os hábitos. Eu criei meu planner do jeito que eu preciso e por isso depois da página inicial do mês eu fiz uma página de rastreamento de hábitos (habit tracker como é mais conhecido).

Nessa página eu escrevo os hábitos que estou tentando manter ou aqueles objetivos que quero realizar no ano. E cada dia que faço alguma das atividades eu marco no dia correspondente. Assim tenho a visão mensal de como estou seguindo com meus hábitos e tarefas.

Olhando assim tudo parece tão lindo e simples, não é mesmo? Mas somos seres humanos e nem todos os dias acordamos com disposição e motivação para realizar nossas tarefas.

E quando esse dia chegar programe um timer de 15 minutos e faça o máximo daquela tarefa nesse tempo. No final dos 15 minutos veja o que conseguiu fazer e isso talvez te faça querer continuar com a atividade.

Caso aconteça de chegar no final do tempo e você não quiser mais fazer essa tarefa, tudo bem, afinal você já fez essa atividade por 15 minutos nesse dia.

Todos os nossos objetivos podem ser realizados se tivermos paciência e planejamento. Você já pensou em quais metas você quer realizar no ano que vem? Espero que essas dicas possam te ajudar a realizar todos os seus objetivos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: