Como criar um novo hábito?

Hábitos são coisas que fazemos todos os dias sem pensar, como se estivéssemos no piloto automático. Dão forma à nossa vida mesmo sem você perceber e isso pode ser algo destrutivo ou benéfico.

É interessante reconhecermos isso, porque assim podemos parar com alguns hábitos e criar novos. Antes de tudo é importante nos perguntarmos quais hábitos queremos em nossas vidas e por quê?

Escolha um hábito que signifique muito para você e comece por ele. Vá construindo esse hábito de forma lenta. Comece fazendo uma ou duas vezes na semana e caso você faça mais vezes na semana, veja isso como um bônus.

Quando começamos a pensar em quais hábitos queremos desenvolver podemos fazer uma lista com 10 ou mais. É importante começar um por vez para não haver sobrecarga e acabarmos desistindo de todos.

Tente facilitar seu dia a dia fisicamente para inserir esse novo hábito em sua rotina. Se o seu novo hábito for ler mais, deixe um livro na mesa de centro da sala ou na cômoda ao lado da cama e assim que você ver o livro saberá que precisa ler.

Ou se seu novo hábito é beber mais água, tenha uma garrafa de água na mesa onde você trabalha, por exemplo. Quer fazer mais exercícios? Deixe as roupas prontas próximas da cama e assim que levantar você lembrará de fazer alguma atividade física.

Com esse princípio você acaba com suas desculpas e deixa sua vida mais fácil. Quando você muda seu ambiente, muda seu comportamento também.

Uma dica para começar aquela atividade que você quer transformar em hábito é simplesmente levantar e começar a fazer em menos de 5 segundos, sem nem pensar sobre isso. Se você der muito tempo para pensar, você acaba encontrando desculpas para não fazer.

Outra maneira de manter um hábito é fazer uma lista das tarefas e colocar o seu hábito lá. Ou ter um calendário para acompanhar a evolução, cada dia que você fizer a sua atividade risque ou pinte aquele dia. Comecei a fazer isso há algum tempo e a sensação de cumprir algo é ótima.

Lembra que falei para começar devagar fazendo uma ou duas vezes por semana? Chegará uma hora em que você vai tentar fazer a tarefa escolhida todos os dias e pode ser difícil inserir uma nova atividade na sua rotina diária.

Por isso, uma coisa que pode ajudar é estabelecer que tudo bem você não fizer todos os dias. Uma dica é marcar no calendário os dias que você fará o hábito e os dias em que você pode descansar.

Mas tente não deixar de realizar a atividade por dois dias seguidos, porque isso pode facilitar a desistência. Então estabeleça que se você fizer a sua tarefa que será seu novo hábito hoje, amanhã você pode descansar. Mas depois de amanhã é dia de realizar a atividade novamente.

Assim você vai perceber que terá dias que serão de descanso e você vai querer fazer o seu novo hábito. Então deixe os dias de descanso para quando forem extremamente necessários.

Outra coisa a se pensar é criar algum tipo de parceria para manter esses hábitos. Tenha uma pessoa que vá realizar a atividade com você ou poste em redes sociais que você quer criar esse novo hábito. Quando outras pessoas sabem que você quer fazer aquilo você meio que se sente na obrigação de fazer.

Para criar um novo hábito é necessário consistência e motivação. E para isso é importante lembrar o porquê de você ter começado. Qual a razão que fez você escolher esse hábito para a sua vida? Por que é importante para você? O que isso vai trazer para a sua vida? Como isso vai adicionar valor ao seu estilo de vida? Tente sempre lembrar do porquê e isso vai te manter motivado.

Não esqueça que você sempre pode pensar, reavaliar e ajustar como seus hábitos encaixam em sua vida. É tentativa e erro. Avalie o que está funcionando e o que não. Como você pode encaixar esse hábito em sua vida? O que você pode abrir mão? O que você pode mudar?

Bom lembrar que tudo é flexível e fluido e seu estilo de vida depende completamente de você. Não seja muito duro com você se não estiver sendo muito consistente e fazendo aquela atividade todos os dias. Nem sempre vamos fazer todos os dias e está tudo bem.

Nem todos os dias teremos motivação e estaremos dispostos a realizar as tarefas. Nesses dias é importante entender que só falhamos em algo verdadeiramente quando paramos de tentar. Se você não conseguir fazer uma coisa hoje, está tudo bem. Tente amanhã.

Importante pensar também no motivo pelo qual você não está querendo fazer isso: você pegou pesado com você mesmo? Criou expectativas irreais? Tem algum tipo de obstáculo?

E lembre-se: seja gentil com você mesmo. Todos nós queremos construir hábitos incríveis, mas leva tempo e paciência. Teremos dias ruins e outros bons. Nem todos os dias serão fáceis e nem sempre dará certo.

Mas é importante manter a positividade e tentar se divertir fazendo isso. Somos humanos, todos erramos e é importante pensar em um dia de cada vez e tentar sempre dar o seu melhor.

Espero que essas dicas possam ajudar. Você tem alguma ideia de qual hábito quer criar em sua vida?

Um comentário em “Como criar um novo hábito?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: